Magalu

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Trem descarrila e colide contra plataforma de estação na França.

Segundo Ministério do Interior francês, acidente ferroviário deixou ao menos seis mortos e dezenas de feridos.

Um trem levando centenas de passageiros descarrilou e colidiu contra a plataforma de uma estação perto de Paris nesta sexta-feira (12), véspera de um fim de semana de feriado. Segundo o Ministério do Interior, o acidente deixou ao menos seis mortos e dezenas de feridos, incluindo nove em estado grave. Polícia: Desaparecidos em explosão de trem no Canadá devem estar mortos
A colisão na estação Bretigny-sur-Orge foi um dos mais mortais na França nos últimos anos e fez com que o presidente François Hollande abandonasse seus planos na capital para visitar a cena do acidente.
29 mortos: Explosão de caminhão-tanque deixa mortos em Uganda
20 anos: Caminhão-tanque explode perto da Cidade do México
Alguns vagões foram empurrados contra a estação, esmagando parte do telhado metálico que cobre a plataforma. Imagens da cena veiculadas por canais de televisão francesa mostraram metais retorcidos e cacos de vidro na plataforma.
Cerca de 300 bombeiros, 20 médicos e oito helicópteros foram enviados ao local para retirar centenas de sobreviventes dos destroços do trem, segundo o Ministério do Interior. Cerca de 190 vítimas receberam tratamento.
"O trem estava irreconhecível. Não havia nada a não ser metal retorcido", disse o aprendiz de contador Ben Khelifa, 20 anos, a Associated Press. "O trem apenas bateu, apenas isso, do lado....Havia sangue."
Ele acrescentou que foi um de vários passageiros que estava no trem adjacente que ajudou a retirar sobreviventes presos dos destroços. "As pessoas estavam gritando, perguntando onde estavam seus filhos", disse.
Outra testemunha, Bazgua El Mehdi, 19 anos, afirmou ao jornal Le Parisien como foi a batida. "Eu ouvi um barulho alto. E uma nuvem de areia cobriu tudo", disse. "Então a fumaça se espalhou. Eu pensava que era um trem de carga, mas então vimos os primeiros feridos...muitos passageiros estavam chorando."
Não ficou claro se todos os mortos e feridos estavam dentro do trem ou se estavam na plataforma, ou a que velocidade o trem viajava. O chefe da autoridade de transportes ferroviários do país, Guillaume Pepy, caracterizou o acidente como uma "catástrofe".
A causa da colisão ainda está sob investigação. Dois vagões, o de número 3 e de número 4, inicialmente descarrilaram e, então, tiraram outros vagões dos trilhos, segundo informou Pepy. "Alguns vagões simplesmente descarrilaram, outros ficaram inclinados e outros caíram", disse.
O Ministério do Interior disse que o acidente deixou seis mortos. Anteriormente o ministro do Interior, Manuel Valls, havia colocado o número de mortos em sete.
A autoridade ferroviária do país disse que o trem levava cerca de 385 passageiros quando descarrilou às 17h15 de sexta-feira (12h15 em Brasília) e colidiu contra a estação Bretigny-sur-Orange, localizada a cerca de 20 quilômetros ao sul de Paris. O trem, que partiu de Paris, tinha como destino Limoges, um percurso de 400 quilômetros feito em três horas. O trem havia deixado a estação de partida havia 20 minutos.
O acidente ocorreu enquanto a França se prepara para celebrar seu mais importante feriado nacional, o Dia da Bastilha, no domingo, e um grande número de moradores de Paris deixa a capital para visitar os familiares.
Um passageiro que falou ao canal de TV BFM, da França, disse que o trem viajava em velocidade normal e a parada na estação Bretigny-sur-Orge não estava prevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog