Divisão geográfica com base no ranking obriga uma seleção europeia a enfrentar Argentina, Brasil, Colômbia ou Uruguai.
A Fifa confirmou nesta terça-feira as regras do sorteio dos grupos da Copa do Mundo no próximo dia 6 na Costa do Sauípe (BA) e deu um jeitinho para diminuir as chances de a França, pior seleção ranqueada no Ranking da Fifa de outubro, cair num grupo encabeçado por uma seleção sul-americana. A entidade determinou que os três potes que não contenham cabeças de chave serão divididos por questões geográficas.
O pote 1 terá as seleções cabeças de chave que já eram conhecidas: Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Bélgica, Suíça, Colômbia e Uruguai. No pote 2, apenas sete seleções estão pré-definidas: Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Nigéria e Gana, da África, os sul-americanos Chile e Equador. Uma seleção europeia entrará neste grupo.
Sorteio da Copa sai do improviso de 1930 a um evento de R$ 20 milhões em 2014
Blatter falou sobre o motivo que levou a Fifa a não usar o ranking para apontar o europeu que ficará no pote 2. "Tomamos essa decisão em reunião com nosso comitê. A conclusão foi 'já que estamos num sorteio, vamos sortear'. Foi assim que fizemos".
A França foi a pior das seleções europeias ranqueadas em outubro, mês usado para apontar os cabeças de chave. Discutiu-se a possibilidade de colocá-la no Pote 2, mas se preferiu o sorteio para aumentar a expectativa.
No pote 3 vão as seleções da Concacaf (Estados Unidos, México, Costa Rica e Honduras) e as representantes da confederação asiática (Austrália, Japão, Coreia do Sul e Irã).
No outro pote do sorteio vão ficar as nove seleções europeias mais bem colocadas no ranking da Fifa: Itália, Holanda, Inglaterra, Portugal, França, Croácia, Bósnia, Grécia e Rússia. Antes de o sorteio dos grupos começar, haverá um sorteio prévio para apontar que seleção da Europa vai para o pote 2.
“Impaciente” com sorteio, Thiago Silva vê Espanha mais forte do que o Brasil
Posteriormente esta seleção vai conhecer se fica no grupo de Brasil, Argentina, Uruguai ou Colômbia, já que é obrigatório que não haja três seleções europeias num grupo só.
Como nas Copas de 1998, 2002, 2006 e 2010 as 32 seleções formarão oito grupos de quatro times. As duas melhores de cada chave avançam para as oitavas de final. A abertura da Copa será no dia 12 de junho com a seleção brasileira em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário