Entrega foi feita por diplomatas em Genebra, segundo agências russas.
Texto será analisado pelo governo Obama, que está cético quanto ao plano.
A Rússia entregou aos EUA seu plano para colocar o arsenal químico sírio sob controle internacional e pretende discuti-lo nesta quinta-feira (12) em Genebra, segundo as agências russas, que citam fontes diplomáticas.
"Entregamos aos americanos um plano para colocar as armas químicas sírias sob controle internacional, esperamos poder debater isto em Genebra, onde estão reunidos diplomatas dos dois países", disse uma fonte da delegação russa.
.O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que deve encontrar seu colega russo Sergei Lavrov em Genebra, disse na véspera que Lavrov iria enviar o plano para que ele pudesse ser estudado pelo governo Obama.
O plano prevê que a Síria entregue suas armas químicas para a comunidade internacional, o que poderia evitar um ataque militar já ameaçado pelos EUA.
Em discurso na véspera, o presidente americano Barack Obama disse que vai dar tempo para a negociação do plano, mas segue cético em relação a sua aplicabilidade.
Os EUA atribuem ao regime de Assad um ataque com armas químicas na periferia de Damasco, em 21 de agosto, que matou pelo menos 1.429 civis.
O governo nega envolvimento e acusa os rebeldes antigoverno, a quem chama de terroristas que tentam desestabilizar o regime.
A guerra civil na Síria, que dura 30 meses, já deixou mais de 110 mil mortos e gerou uma crise humanitária e de refugiados, além de trazer instabilidade política à região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário